terça-feira, 21 de outubro de 2014

Um pouco mais sobre: ADESIVO!!!

O que é o Adesivo Anticoncepcional?
É um parche (como se fosse um Bandaid quadrado) que contém dois hormônios parecidos aos da pílula anticoncepcional que passam esses hormônios através da pele ate chegar a corrente sanguínea produzindo um efeito anticoncepcional tão eficaz quanto da pílula. 
Cabe ao/à profissional de saúde informar e orientar sobre os critérios médicos de elegibilidade, que irá dizer se a pessoa pode ou não usar este método anticoncepcional, caso tenha sido escolhido.

Como o Adesivo funciona?
O adesivo funciona como um anticoncepcional oral combinado (pílula), portanto ele não deixa acontecer à ovulação, ou seja, impede a saída do óvulo dos ovários. Além disso, ele também engrossa o muco cervical dificultando a passagem dos espermatozoides.

Como se usa o Adesivo?
A mulher deve escolher uma parte do seu corpo em que não haja fricção por roupas justas (nádegas, abdome, parte superior externa do braço ou parte superior do dorso) para colar o adesivo. Para evitar irritação na pele, deve-se aplicar cada adesivo em um local diferente. Depois de três a quatro semanas se pode repetir a colocação no mesmo lugar. Por se tratar de um método hormonal, para iniciar o seu uso, a mulher deve procurar um serviço de saúde e receber as orientações de um/a profissional de saúde capacitado para uma melhor orientação e esclarecimento de dúvidas.
        
Qual a eficácia do Adesivo?
Sua eficácia apresenta taxa de falha de 0,5 a 0,8%, ou seja, de cada 1.000 mulheres (adolescentes, jovens e adultas) que usam o adesivo anticoncepcional de maneira correta, seguindo todas as orientações, durante o período de um ano, de 5 (cinco) a 8 (oito) mulheres, podem vir a engravidar.  Em uso comum o número de gravidezes é maior ou igual ao que acontece com a pílula (de 6 a 8% das mulheres engravidam no período de um ano).

Quais são os efeitos colaterais?
Algumas mulheres, durante o uso do adesivo podem apresentar:
·         Sintomas mamários (sensibilidade, sensação de peso).
·         Dor de cabeça leve.
·         Reação (irritação) no local da aplicação.
·         Náuseas, pouco frequente.
·         Dismenorreia (dor pélvica – no baixo ventre - que ocorre antes ou durante o período menstrual).
Quais são os efeitos NÃO anticoncepcionais?
·         Em geral as menstruações são mais regulares, com sangramentos durante menos tempo e em menor quantidade;
·         Diminui a frequência e a intensidade das cólicas menstruais;
·         Protege contra (diminui o risco para):
o    Gravidez ectópica (gravidez que ocorre fora da cavidade uterina);
o    Câncer de endométrio;
o    Câncer de ovário;
o    Cistos de ovário;
o    Doença inflamatória pélvica;
Doenças mamárias benignas

Nenhum comentário:

Postar um comentário